O menos "cool"...

 



Olá  a todos! :)


Como alguns de vocês sabem, encontro-me ainda em estágio do Curso Treinador Grau 1 de "Kiteboard" pela FPV (Federação Portuguesa de Vela) onde, neste momento afincadamente preparo a fase final onde se inclui um evento "Cabanas Big Air" e um workshop "Medidas e equipamentos de segurança no Kiteboard".

Poster "Cabanas BIG AIR Challenge"


Após pesquisa exaustiva em como poderemos minimizar o risco de lesões associadas ao Kiteboard, houve uma que se destacou claramente, a mais elementar de todas: Equipamento de protecção. Apesar de, mesmo com esse equipamento não ficar garantida total protecção, a falta dele eleva em muito a probabilidade de lesão. Na minha opinião são três os elementos básicos de protecção, falo de: capacete, colete de impacto/flutuação e faca corta-linhas. Poderia falar em muitos outros que já existem no mercado mas, estes parecem-me os mais elementares. 

Como é do conhecimento de alguns de vós, lancei um formulário/inquérito sobre este tema que será posteriormente "espremido" no workshop e de facto, há várias curiosidades que manterei aqui em "segredo" mas revelarei no já falado workshop, com data por definir devido à situação pandémica.  

Na mesma pesquisa, houve uma frase proferida  por um campeão mundial que me chamou à atenção: "(...) mesmo que aterremos todos os "truques" bem, vai sempre haver impacto nos joelhos e costas, logo, ,cedo ou tarde algum tipo de lesão surgirá (...)

Outro dado também interessante, foi perceber que muitos "incidentes" se devem  a "erros de rookie". E já todos fomos... muitos ainda são e tantos outros irão ser! Quando o "erro" é praticado pelo "rookie" é normal e perfeitamente compreensível. Quando é um rider já experiente, percebi que (até por experiência pessoal), ou é excesso de confiança ou "pressa" desmesurada de navegar.  Aqui no Algarve esta segunda opção é flagrante. À excepção dos maravilhosos "térmicos" da Primavera e Verão que tantas tardes nos enchem a alma, a verdade é que no Inverno chega a ser tortuoso, dias...semanas... sem um único dia de vento! Por vezes lá aparece uma depressão com um ou dois dias esporádicos ou um "levante" incógnito. Ou é de manhã ou é de tarde. Isto potencia a ansiedade, especialmente para quem está há semanas sem navegar e sabe que tem ali a oportunidade, mas só por algumas horas, levando a más avaliações de equipamento, do próprio vento e até da zona em si. 

Bem pessoal, isto foi apenas "levantar um pouco o véu" do workshop e assim que haja data para o mesmo, serão devidamente informados. Mantenham-se atentos e especialmente, mantenham-se em segurança! Optem sempre pelo lado mais seguro, mesmo que esse não seja o mais "cool" ;)


Ps: Desde que comecei este trabalho, passei a usar colete de impacto, capacete e faca corta-linhas.... SEMPRE! Se pareço o mais "cool"? Não! Mas também não é esse o meu propósito no "Kiteboard".
Vemo-nos na água... em segurança!!



Página Pessoal do Facebook do Mário

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Meu TOP 5 para 7 dias nos Açores

Navegar no meio da serra??

Um valente susto para a minha avó