O Meu TOP 5 para 7 dias nos Açores

O que fazem quando vos falta a Energia? Quando o cansaço começa a ser muito grande e têm dificuldade em reagir?

Há aqueles pensamentos e lugares/imagens mágicos aos quais recorremos sempre que falta um pouco a energia... eu pelo menos viro-me para essas minhas vivências para me re-energizarem... Os Açores são isso para mim. Em busca de um motivo suficientemente forte para me fazer ir em breve aos Açores, encontrei uma imagem do topo da montanha da Ilha do Pico. Há cerca de 25 anos que tenho na minha "lista de coisas a fazer antes de me transformar em poeira", uma subida e pernoita à montanha da Ilha do Pico e BUMMM!!! Decisão tomada! Seria um 2 em 1: escalar e pernoitar a 2200m de altitude e por outro lado, voltar aos Açores, ilhas que ADORO e que costumo visitar a cada 2 anos...Lá bem no meio do Oceano Atlântico...<3
Distâncias para os continentes
Caldeira do Faial
Distâncias para os continentes 

Parti dia 29 de setembro para um dia que seria de viagem: Comboio para a Estação do Oriente + Metro para o Aeroporto + Avião para a Ilha de São Miguel, nos Açores.
    
    
                                              1ª vez no Self check-in


Cheguei a Ponta Delgada já perto da meia noite, tinha uma caminha reservada numa Guest house para descansar e sair cedo no dia seguinte porque ainda queria desfrutar um pouco da Ilha de São Miguel até à 16h, hora do voo para a Ilha do Pico. E assim foi, comprei um pequeno passeio de taxi em direcção à Lagoa das 7 cidades e lá fui com o Senhor Ricardo, taxista de São Miguel (se precisarem de um bom taxista/guia para a Ilha de São Miguel, passo-vos o contacto). Percebendo que eu gostava de caminhadas levou-me ao início do pequeno trilho em direcção ao miradouro da Lagoa do Canário, a chamada de Janela do Inferno. E como ainda não conhecia, gostei muito até porque a vista estava poética "em montes"...

Vista do miradouro da Janela do Inferno para as 7 cidades, São Miguel - Açores

Ainda fomos ao Miradouro do Rei e lá abaixo às sete cidades para sentir o pulso da natureza e tomar um cafezinho.
Lagoa Verde

Lagoa Azul

Lagoas Azul e Verde

Um almocinho regado de uma Kima de marakujá açoriana e estava na hora de ir para o aeroporto, Novamente, o Sr. Ricardo foi pontualíssimo e chegámos num instante ao aeroporto.

...

O voo para o Pico foi fácil apesar do avianito bi-motor onde viajámos. 

Vista da cabine dos pilotos

Cheguei ao Pico ao Por-do-sol, fiz o check-in, tomei um banho e ainda fui conhecer o Cella Bar, o pôr-do-sol, o martini e o atum braseado quase me levaram às lágrimas...aquela sensação de se estar no sítio certo, na hora certa, sabem?! 💖

 
Vista da esplanada do Cella Bar:
Ilhéus deitado e em pé
Faial ofuscado pelas poeiras do vulcão de Las Palmas

Interior do Cella Bar


No dia seguinte, dia 1 de Outubro, tinha intenção de ir fazer 2 mergulhos, mas a escola de mergulho que me pareceu melhor cotada online, não me respondeu e acabei por já não conseguir mergulhar...Dia 3 tinha a subida e pernoita no topo da montanha do Pico e queria dar pelo menos 1 dia de diferença entre ir para tão grandes diferenças de pressão (mergulho a 20/30m e subida a 2351m) por segurança...Por isso, ficou o mergulho por fazer... Resolvi atravessar o canal e ir "matar" saudades ao Faial. A travessia demora 30minutos e é bastante fácil.

No Faial, resolvi ir comer alguma coisa ao Peter Café Sport, onde já não ía há cerca de 10anos...é daqueles destinos que tem que ser...temos que lá voltar...esqueci foi levar um autocolante da Eolis para lá deixar 😊 Comi um prato vegetariano que me soube muito bem e desfrutei um pouco do ambiente. 
Resolvi então apanhar um taxi e ir até à Caldeira Velha, vulcão que deu origem à Ilha.



Resolvi dar a volta à Caldeira para fazer um pré-aquecimento para a escalada ao Pico. Foram 2horas de caminhada.


De volta à Horta, voltei ao Peter Café Sport para tomar um Gin do Mar...Delicioso!



Ao fim do dia ainda consegui marcar uma saída para Observação de cetáceos com o Espaço Talassa nas Lajes do Pico e combinei com o Sr. António, taxista muito conhecedor da realidade do Pico que me levou às 8h da manhã e que me foi fazendo a visita guiada (se precisarem de um contacto de taxi para o Pico, passo-vos o contacto do Sr. António).

Chapéu do Pico

No Espaço Talassa, que já existia em 1995 ano em que terei ido pela primeira vez à Ilha do Pico, percebi que era a única portuguesa de um grupo de 19 pessoas que se preparavam para sair para o mar...franceses, alemães e ingleses eram os meus companheiros de viagem. Fomos em 2 barcos e armados de hidrofone, uma espécie de microfone aquático para ouvir a localização de baleias, nomeadamente cachalotes, mesmo que não fossem vistas pelos vigias do alto das montanhas. 
Vimos vários cetáceos, começando por 2 baleias de barbas: mãe e cria, golfinhos de duas espécies diferentes, 2 cachalotes fêmeas que os hidrofones ajudaram a identificar e várias baleias piloto muito bem dispostas e curiosas.



Ainda almocei por ali, enquanto esperava pelo Sr. António e depois fomos de volta à Madalena sem antes passar na Lagoa do capitão para ter mais uma vista extraordinária da montanha do Pico.



Pico visto da Lagoa do Capitão.

Dia seguinte: Escalada e pernoita no topo da montanha do Pico! Tinha que descansar bem.

O Manuel da "PICOmeUP" veio buscar-nos perto do terminal dos barcos para nos levar até aos 1100m onde está a casa da montanha e a partir de onde se começa a subida.
Dadas as nossas mochilas, tornava-se cada vez mais evidente que as mochilas haveriam de pesar muito mais daí a umas dezenas de metros... Levávamos para além da comida, saco cama, almofada insuflável, colchão e parte da tenda que haveríamos de montar 2 a 2 lá em cima.

Mochila pronta

Primeiros metros de caminhada

Preparando-nos para o mais difícil

A subida demorou cerca de 4h em que grande parte não é em trilho mas sim em rocha...directamente na montanha...é escalada a 4 membros mesmo 😮...com uma mochila às costas...
Mas, chegámos tod@s!!! E sem mazelas.




Paragem no caminho para beber água e comer alguma coisa


Quase a chegar à cratera


Na cratera da montanha depois de montar a tenda

Depois de montarmos as tendas, fomos com o Manuel, o nosso fantástico guia, ver o pôr-do-sol numa parte mais alta do interior da cratera.

O grupo dos 11 feliz ao Pôr-do-sol

 
360º do local do nosso acampamento

Jantámos o que tínhamos preparado lá em baixo e antes de ir deitar, já com o fresquinho a entrar nos ossos, o Manuel fez-nos um chazinho que soube como nenhum outro chá...quentinho nas mãos geladas. Estariam cerca de 5ºC segundo o Manuel e era até muito bom...ele tinha apanhado -2ºC há 2 semanas atrás.
Tive receio de não dormir por causa do frio, mas, depois de uma pequena massagem aos pés e de trocar de meias o saco cama quentinho aqueceu-nos e até tivemos calor!! Mas, não dormi quase nada fosse como fosse...as maleitas da vida juntaram-se todas para me virem cumprimentar: a tendinite do ombro direito, a hérnia cervical na C5 e até a ciática que tive faz agora 1 ano....me quis dizer que estava por ali...ui ...isso sim foi aterrador...e toca a alongar!!!! Ciática é que não ía poder ser!!!! E não foi...ufa....
No dia seguinte às 6h15 levantámo-nos para ir de frontal na testa com noite cerrada, subir os últimos 151m da montanha do Pico para ver o nascer do sol...e que nascer do SOL!!!!


Os primeiros raios de Sol do dia 4 de Outubro de 2021


Nascer do dia 4 de Outubro de 2021

E logo a seguir ao pequeno almoço, para vazar ainda mais as mochilas...começámos a descida. Demorámos 3h30 sensivelmente e estava a ver que nunca mais chegávamos...os últimos metros foram difíceis...os dedos dos pés já não suportavam tocar na bota...já era dor mesmo...mas, era tempo de pensar no fim da jornada e foi.
Assim que pude, desapertei as botas e os meus queridos pezinhos respiraram de alívio 😏

...

Nos dois dias seguintes, tal como eu tinha antecipado, foram as dores nas pernas e os chinelos que reinaram! Um mergulhinho no mar profundo de uma das piscinas naturais ali mesmo na Madalena, ajudou a relaxar um pouco. Incrível também é estarmos no meio do Oceano Atlântico e termos água a 19º/21º C...fantástico!!!

Assim, e para falarmos do
TOP 5 como prometido:
  1. Nascer do Sol no Pico da montanha do Pico (com a presença de todas as ilhas do grupo central: Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa) com a PICOMEUP;
  2. Acampar na cratera de um vulcão adormecido;
  3. Observação de cetáceos com o ESPAÇO TALASSA;
  4. Volta à Caldeira, trilho da Ilha do Faial
  5. Trilho do miradouro da Janela do Diabo, Ilha de São Miguel
Os meus mais sinceros agradecimentos a:
  • Sr. Ricardo, taxista de Ponta Delgada
  • Sr. António, taxista da Madalena
  • Espaço Talassa
  • PicomeUP
Para informações sobre onde mais ir e onde ficar, quem procurar e o que fazer, enviem-me uma mensagem para o email: geral@kitesurfeolis.com e disponibilizarei toda a informação de que disponho 👍👍

Até breve, meus amigos AÇORES!!!!!

Comentários

  1. Que grande aventura! A tua escrita está cheia de paixão.
    Estás de coração cheio. Que bom! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Moça 😀 pela descrição que fizeste, fiquei com uma vontade inquietante de ir ver o pôr/nascer do sol no topo da montanha do Pico 😊
    Esquecimento imperdoável não teres levado o autocolante da Eolis para colocares no Peter Café. Fica prometido quando eu lá for levo um e assim fica a viagem completa!!
    Adorei, beijinho

    ResponderEliminar
  3. Excelente: Bonitas fotos a acompanhar a descriçao dos pontos a destacar. Posso deixar aqui o pedido de toda a informaçao para a viagem + contactos, ou necessito mesmo de fazer o email? Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envie-me um email só por uma questão de salvaguarda dos dados pessoais dos contactos, pode ser? Email: geral@kitesurfeolis.com

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Navegar no meio da serra??

Um valente susto para a minha avó