Navegar no meio da serra??

Navegar no meio da serra algarvia do Caldeirão??

Isso é possível?





Vivemos num cantinho do nosso Algarve, em Tavira. Temos muita sorte!!

No entanto, os meses de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro, aqui, são ainda difíceis para quem vive do turismo. Nós temos a nossa escola de kitesurf que é sem dúvida o nosso exlibris, a nossa maior Força, mas nesta altura do ano, até o vento "mete férias"... Se conseguirmos ter 6 dias de vento de alguma qualidade para ensinar durante estes meses, é uma sorte!

«Temos aqui um problema para resolver! Temos que assumir uma nova aventura e ir à descoberta do interior algarvio, até para ajudar a criar mais valias em locais pouco explorados.» E, foi assim que tudo começou na minha cabeça...claro que ir caminhar pela natureza pelos Açores fora em Outubro ajudou à visão da coisa.. O prazer que aquilo me deu!!! E, foi com essa perspectiva de partilhar a nossa natureza e o silêncio da nossa serra que começámos a explorar a ideia de ir passear mas sobre as águas!! Sim, para mim tem que ter água. Tenho um autocolante na minha mala do kitecomix que diz: "I need vitamin SEA" e é tal e qual!! I need vitamin WATER!

Esta segunda-feira fizemos nova incursão pela nossa serra e fomos até à zona da Barragem de Odeleite. Sabiam que tem a forma de um dragão e que já se chama mesmo a "dragoon lagoon" (Lagoa do Dragão)?

Lagoa Dragão


Fui com outros dois aventureiros, à descoberta...e só à 4ª tentativa conseguimos chegar perto da água... no primeiro local, estava uma pequena multidão de técnicos da barragem possivelmente em inspecções ou a constatar os níveis da água e a estrada estava cortada; na nossa segunda abordagem, tivemos que abortar porque a estrada estava demasiado esburacada e perigosa (mesmo para a nossa mililitros - a matrícula da carrinha é ML 😁); seguimos para a praia fluvial...essa teria que ser de fácil acesso....só que não..... estava uma máquina escavadora no meio da estrada a impedir o trânsito (pareciam estar a melhorar os acessos para o verão); fui novamente ao maps online para descobrir alternativas e lá percebi uma outra possibilidade um pouco mais a oeste, a 13minutos...Bora lá, então!



Local de acesso à Barragem de Odeleite

Finalmente...agora sim, podia continuar a aventura!! Vamos lá meter-nos à água!! Os meus parceiros de aventura, não tinham muita experiência de SUP, um só tinha navegado uma vez e o outro era completamente inexperiente, mas claro que como eu antecipava, nada disso foi problema e apesar de um mergulho da praxe, todo o percurso foi realizado com plena autonomia e em total degustação do silêncio, do chilrear dos passarinhos, das vistas de grandes dimensões e do doce crepitar das pagaias na água à medida que nos embalavam...


Autonomia e deslumbramento





Foram cerca de 1h30 de passeio sobre as águas calmas e espelhadas da lagoa do dragão, Eramos atordoados por vezes com umas rajadinhas de vento que por vezes nos vinham dificultar a marcha. Mas o solinho e o céu azul foram sempre nossos aliados 🌞


Fantástico dia

Os marinheiros de água doce








E era hora da "paparoca" 💪

E se estava boa a comidinha no "Bela Vista" em Odeleite!!!!!!!
Nham...nham...



Feijoada de lingueirão

Pimentinho assado e azeite com alho e coentros

Cozido de grão e costoletas de porco

E depois de um vinhinho alentejano e da bela da comidinha, estava na hora de voltar à realidade... Agora muito mais tranquilos e ao som de Dulce Pontes e de Jorge Palma.
Ficou a vontade de regressar em breve! 
😀👌





Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Meu TOP 5 para 7 dias nos Açores

Um valente susto para a minha avó